Uma Prática de Thai Yoga com Edu Formigari & Dani Zinek

Secretaria da Magia 23/04/22 - Talita Cristini Friguegtto


A proposta de 23/04 foi a prática, vivência de Thai Yoga e Thai Massagem, que poderão ser continuadas e praticadas no dia a dia, em casa por todos os presentes.




Um dos objetivos do dia foi a prática do Thai Yoga, que é um yoga tailandês, e que segundo a tradição Theravada, é um dos mais antigos.




O Edu contou um pouco sobre a experiência de viver na Tailândia em 2013, e trazer todo o aprendizado para aplicar no dia a dia.



THAI RUSSIE DUTTON YOGA

O QUE É O RUSSIE DUTTON YOGA?

Esta técnica foi especialmente desenvolvida e utilizada por ascetas budistas (iogue tailandês) que viviam nas florestas tailandesas antigamente. Diz-se a história que é mais antiga que a Tradicional Massagem Tailandesa.

RUSIE significa asceta budista (um tipo de iogue na Tailândia).

DUTTON significa um exercício.

THAI RUSIE DUTTON inicialmente desenvolvida para manter o equilíbrio físico, me cuidar e me controlar. É diferente do Yoga Indiano no método de respiração.

Você tem que respirar no alongamento, parar de respirar no levantamento e soltar na posição inicial. Ele inclui muitos exercícios para estimular os membros inferiores, que influem sobre o fluxo de sangue e da linfa, eficaz também para perder peso.

Rusie Dutton são exercícios saudáveis, podendo ser feito por uma criança, um idoso, uma pessoa experiente do yoga, ou mesmo uma pessoa menos flexível.


Os terapeutas tailandeses são chamados “agentes de cura”. Eles praticam o yoga durante o período da manhã, para se preparar para um dia de atendimento.

O grande objetivo da atividade foi de acalmar os pensamentos, diminuir a frequência da hiperatividade; para que cada um chegue mais próximo do equilíbrio e possa praticar nos próximos dias.


Edu explicou sobre o DO-IN, que também foi uma prática do dia.




Questionado sobre o que é o DO-IN, o Edu explicou a relação dos pontos de acupuntura que são estimulados, e passam por 14 principais percursos de meridianos. São pontos específicos do nosso corpo, cada um com sua função e aplicabilidade; e você pode fazer o estímulo através de acupuntura ou a autoaplicação (chamado DO-IN, e de auto dígito pressão).


DO-IN quer dizer “de volta à casa”, e nesse contexto, o “nossa casa” simboliza nosso próprio corpo físico e energético.


Se eu aplico em outra pessoa usando esses mesmos pontos, é chamado de Shiatsu (massagem de pressão com os dedos); e em mim mesma, é DO-IN.


No Japão o DO-IN é utilizado como prevenção. Ele auxilia no alívio de desconfortos, TPM, dor de cabeça, gerenciamento das emoções, alívio de medos, transtornos da ansiedade, melhora a qualidade do sono, entre outros desconfortos do cotidiano.

Após a explicação de cada atividade, a Dani que é especializada no sistema yoga Russie Dutton, iniciou a Thai Yoga conduzindo exercícios de inspiração e expiração, com movimentos de alongamento.

Inicialmente ela solicitou que posicionássemos as mãos em Wai Kru (Wai = Ação de unir as mãos como em prece para mostrar respeito; Kru= pode-se traduzir como professor, treinador).


A Dani conduziu um total de 20 exercícios da Thai Yoga com alongamentos, e respiração. Ao final dessa etapa, ela ensinou uma saudação tailandesa para homens e mulheres.

Sempre com as mãos em Wai Kru:

SAWADEE KHA – Para mulheres

SAWADEE KRA – Para homens


Dando continuidade, o Edu seguiu com a explicação e usabilidade do Tok Sen.


A técnica do Tok Sen é movimentar a energia vital (CHI) nos percursos de meridianos através de leves toques de madeira que produzem uma suave pressão e vibração durante a aplicação no corpo. Promove o relaxamento muscular, e uma limpeza no campo energético. A ideia é que o som aquiete os pensamentos como se fosse um mantra.


Finalizamos as atividades do dia com a Roda do Mantra, onde foi entoado 108 vezes o mantra OM, que é considerado o som do Universo.


Tivemos a oportunidade de mentalizar algo que gostaríamos de transformar na nossa vida, e/ou algo que gostaríamos de agradecer.




Acompanhe sempre nossas agendas de atividades. Sempre uma novidade, sábado e domingo das 14h as 16h.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo